domingo, 28 de fevereiro de 2010

Inauguração da Praça das Corujas

Finalmente em 19 de fevereiro foi inaugurada a Pça. das Corujas com a presença de moradores, funcionários da subprefeitura de Pinheiros, da prefeitura da cidade, secretários, Prefeito Kassab e imprensa. A inauguração veio de encontro ao desejo de moradores e políticos, embora ela estivesse incompleta!

A Pça.das Corujas, no meu ponto de vista, graças à sua localização e topografia, é hoje em dia uma das mais belas praças de bairro na cidade de São Paulo. O trabalho realizado resultou em uma praça de visual bonito, com boas pistas de passeio, convidativa e consegue oferecer alguns benefícios como diferentes ângulos de visão, vegetação variada, existência de um córrego aberto e limpo (Córrego das Corujas) que passa ao lado da praça na sua extensão mais longa; além de fácil acesso à população local.

Acredito que todos os envolvidos no projeto original participaram com entusiasmo e empenho; porém as barreiras e dificuldades enfrentadas durante a implementação acabaram por deturpar alguns dos objetivos e não permitiram a sua conclusão conforme definido em seu projeto original.

Desde o início no processo de licitação da subprefeitura de Pinheiros e escolha da firma vencedora para a implantação da obra, não ficou transparente o nível de dificuldade e exigência técnica, bem como ficou claro que na forma como foi construído o orçamento, as metas não poderiam ser atingidas com o valor alocado. As especificações insuficientes levariam à contratação de uma empresa de terraplanagem, atividade que no meu entender, não é compatível com arquitetura paisagística e jardinagem para a reforma de uma praça com topografia variada e com córrego.

Assim os preceitos básicos do projeto que foram desenvolvidos para o combate à enxurradas, de limpeza, absorção e aproveitamento da água de chuva no terreno da praça e desaceleração do volume de água que chega ao Córrego das Corujas não foram obedecidos. Pelo contrário, a dificuldade em entender o projeto, a resistência à compreensão e aceitação de novas técnicas determinou o concretamento de bio-valetas tornando-as impermeáveis, impediu a formação de áreas de acomodação das águas na sua parte plana, bio-valetas construídas com o desague invertido e surpreendentemente gerou uma pista de concreto impermeável, quando deveriam ter sido colocados blocos inter travados com capacidade de absorção de água.

Disputas entre diversos deptos. governamentais de proteção ao meio ambiente impediram a retirada de árvores exóticas e a implementação de plantas e vegetação adequadas que viriam ajudar na consolidação do terreno e no combate às enxurradas.

Em todo processo de implementação defendemos e enfatizamos a importância do reaproveitamento das águas, a sua infiltração e retençaõ na terra e a desaceleração da velocidade da água que chega limpa no córrego. Sabíamos que as técnicas utilizadas, de baixo custo e alinhados com as questões ambientais, com resultados comprovados em outras partes do mundo, poderiam ser aplicadas a um custo inferior em áreas expostas e com alta concentração da pessoas vivendo em situação precária próximas a rios e córregos.

Não foram instalados os postes de iluminação previstos, os bancos de concreto para os visitantes, cestas de coleta de lixo, sinalização e muitos outros itens básicos/essenciais. Segundo os autores do projeto e os moradores da região, a qualidade do que foi implementado merece críticas e deveria ser corrigido imediatamente; por exemplo foram "plantados" postes de iluminação para o dia da inauguração em desconformidade com o projeto, alguns sem lâmpadas ou desconectados e áreas de lazer ficaram prejudicados e de noite inseguros.

Estamos procurando neste momento corrigir alguns dos itens acima comentados (iluminação, áreas de lazer, bancos de descanso e lixeiras) bem como iremos desenvolver um Projeto de Patrocínio para que empresas interessadas venham ajudar a custear a manutenção da praça e a corrigir algumas falhas de caráter estrutural.

A Praça foi inaugurada, agora temos que encontrar a forma e o meio corretos para a sua manutenção, a sua divulgação e finalmente conseguir que seja apreciada, querida e frequentada pelo maior número possível de moradores e/ou visitantes


Abraço, Miklos

Um comentário:

  1. Miklos / Paulo,
    Parabens pelo trabalho! O que conseguiram ja e uma grande conquista.
    Realmente precisamos de uma iluminaçao melhor, concordo 100% com voces.
    Aqui em cima no playground ( Pça Rui Washington Pereira )a frequencia noturna é pessima.
    Se precisarem da minha ajuda para mobilizar alguns moradores estou a disposiçao.
    Grande abraço
    Mauricio Ramos

    ResponderExcluir