sábado, 25 de abril de 2009







Clique sobre as imagens e veja em tamanho ampliado
Planta de Projeto Pça das Corujas - Caminho das Águas
Menção Honrosa IAB Instituto de Arquitetos do Brasil - SP / 2008
Projeto elaborado pelos Arquitetos Paisagistas Elza Niero e Paulo Pellegrino (autores); com a colaboração dos Arquitetos Nathanael Cormier e Tom von Schrader da SvRDesign de Seattle/USA e dos Profs. Mário T. Leme de Barros e José Rodolfo Scarati Martins da Escola Politécnica/Depto. de Hidraulica (USP)

Objetivo:

Projeto que visa “reurbanizar” a Praça das Corujas.
Essencialmente torná-la amigável aos moradores da região e atrai-los para passeios, meditações. exercícios físicos, atividades comunitárias ou observação pura e simples da natureza. Como objetivo complementar a praça terá novas formas de tratamento das águas, respeitando o percurso natural de drenagem, apropriado em bio-valetas, e trabalhando as áreas alagadas como elemento marcante da paisagem.

A meta é manter a “praça viva” para que seja apreciado pelo seu valor e impedir que se transforme em local abandonado ou um risco de segurança aos moradores do entôrno, desvalorizando a região

Histórico Praça das Corujas

Conheçam um pouco da história do Córrego das Corujas, dados coletados pelo Prof. Fernando Landgraf, morador do bairro. Constam também fotos, mapas, algumas curiosidades sobre o vale, dados históricos e um trabalho de pesquisa inserindo o Córrego e a Praça das Corujas no contexto da Região de Pinheiros.

http://www.terrasraras.com.br/corregodascorujas/corregodascorujas.html

8 comentários:

  1. Miklos
    é a terceira vez que tento postar um comentário.
    Vamos lá: gostei da vista em perspectiva, ficou bonita. As tais praças de água devem ser os laguinhos que começarão a construir semana que vem, pelo que entendi da conversa de hoje dos arquitetos Elza e Paulo com 3 pessoas, lá na praça.
    Eles discutiam sobre a delicadeza do projeto desses laguinhos, que terão água nascente do morro, aquela que empoça naquele lugar marcado para as praças de água, no desenho. Vamos torcer!

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando,

    Que bom que vc visitou o blog da Pça. ds Corujas e conseguiu fazer o seu comentário, o 1º do blog. Vou pedir aos professores envolvidos no projeto que procurem participar com comentários e assim enriqueçam o blog e ajudem a esclarecer algumas das dúvidas.

    Adicionei ao blog menção ao seu site, que já havia sido enviado no passado e que ontem esqueci de colocar durante montagem do blog.

    ResponderExcluir
  3. Miklos
    que bacana! Acho que valeria acrescentar alguma coisa sobre o córrego das corujas, um dos poucos a céu aberto na cidade, e a sua inclusão no programa córrego limo como desdobramento da mobilização para reformar a praça.
    abraços e parabéns!
    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Paulo,

    Ok, vou tentar pedir um material do Fernando Landgraf ou do Hélvio Moisés
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se a praça vai ser fechada, como várias outras da cidade como o chamado Parque do Canal 4, da Alfonso Bovero, ou a Praça Buenos Aires, entre outras; claro que o ideal é que todas as praças pudessem ser abertas em tempo integral, mas... meu medo é que, sem uma certa vigilância, a praça volte a se deteriorar em pouco tempo e todo esse trabalho maravilhoso se perca. Algo foi pensado a respeito?
    Obrigada,

    Tatiana

    ResponderExcluir
  6. Tatiana, boa tarde

    Essa questão foi discutida, sem dúvida.

    Pela legislação em vigor, não é permitido cercar uma praça.

    Por outro lado, do meu conhecimento não há problemas graves com a frequêncoa da praça, mas sim uma baixa presença de público e por isso há um certo descaso.

    Estamos nos organizando para obter uma manutenção com patrocinador e assim ter um compromisso de cuidado + adequado. Acredito ser este um bom caminho, principalmente se resultar em um aumento de frequência dos moradores do entorno.

    Vamos procurar motivar os vizinhos + interessados na prática da fiscalização ativa com o apoio da sub-prefeitura de Pinheiros

    Abraço, Miklos

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Priscilla, também sou moradora da região e gostaria de saber se a praça contará com acessibilidade.

    Grata pela atenção

    e-mail: pridoors@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de acrescentar um trabalho que me pareceu bastante significativo e não foi nem mencionado talvez por falta de conhecimento ou até preconceito...O grupo de BANDEIRANTES JEQUITIBÁ que se situa na EMEI OLavo Pezzoti( rua Fradique Coutinho )vem desenvolvendo alguns projetos referentes ao meio ambiente,como presenciei; os jovens plantaram lá mais de 100 mudas nativas e passaram a cuidar e regar as plantas até o seu crescimento. è um local onde costumam desenvolver gincanas ,recreações,etc um espaço que eles tem olhado e cuidado, como também pude ver a limpeza que fizeram um fim de semana na praça,local que os próprios moradores deveriam manter.
    Só gostaria de registrar o trabalho desse grupo que é "voluntário",e foi excluído dessa roda de elogios, e deveria ser mais incentivado por essa comunidade, porque a direção desse "Movimento" é a Formação da Cidadania, o que mais precisa esse País. Malu Vianna

    ResponderExcluir