quarta-feira, 29 de abril de 2009

10 comentários:

  1. Que maravilha de projeto-- ja divulguei essa pagina para minha lista toda de amigos. Espero que com exemplos assim, mais moradores se organizem e tomem parte ativa na melhora de vida de seus bairros. Parabens mil vezes. Cristina P.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Miklos, que trabalho interessante!

    Não entendi apenas, se esse projeto merecedor de premiação é de autoria da comunidade, ou da subprefeitura de Pinheiros?

    Visite nosso blog: www.comitemauricioklabin.wordpress.com

    At,

    Arq. Clara Obelenis

    ResponderExcluir
  3. Prezada Clara Obelenis

    O trabalho desde o início é da comunidade, e contou com a participação constante de vários moradores em um período de tempo equivalente a mais ou menos três anos.

    Primeiramente tentamos "vender" o projeto para uma multinacional, mas não deu certo; um dos moradores que é vereador expôs o nosso projeto à prefeitura de SP que alocou uma verba do seu orçamento para a realização da reforma da Pça. das Corujas.

    Contamos com a colaboração de professores da FAU e da Politécnica/Hidraúlica, com consultoria de uma arquiteta paisagista e com idéias/know-how de arquitetos americanos de Seattle.
    A sub-prefeitura de Pinheiros recebeu a verba alocada fez a concorrência e contratou uma empresa de engenharia que esta implementando o projeto original sob a fiscalização da sub-prefeitura e do acompanhamento conjunto dos professores da FAU e POLI em apoio aos moradores do entôrno.

    Espero ter conseguido responder à sua questão, Abraço, Miklos

    ResponderExcluir
  4. Moradora do Entorno14/5/09 8:29 PM

    Oi Miklos

    Pois eu sou moradora de uma rua que faz divisa com a praça e estou bastante chateada com a total falta de informação sobre o projeto. Não passaram absolutamente nada para a gente, um esboço, um croqui, nada. Faltou e falta esclarecer o que está sendo feito para os principais interessados, que são as pessoas que moram num raio de 200m da praça. Correm ainda boatos que vão tentar implantar uma pista de skate no projeto, coisa a que nos opomos veementemente. Hoje veio uma reportagem da ESPN fazer uma matéria sobre o assunto. Acredito que seja apenas boato porque estou vendo que a prefeitura já está fazendo a impermeabilização da futura quadra. Espero que na praça nova também haja uma maior fiscalização da violência e consumo de drogas, que corre solta por aqui. Volta e meia já tive que chamar a polícia por causa das gritarias e bebedeiras na praça, coisa de dar medo. Isso sem falar nos convidados especiais: carroceiros, e até um grupo de peregrinos muçulmanos já acamparam por aqui. A barulheira da reforma também anda terrível e vara a noite, caminhão despejando brita à 1 hora da manhã, faça-me o favor. Peço encarecidamente para os responsáveis pelo projeto deixarem mais informações, projeções e plantas principalmente, com quem tem o maior interesse em ver esse projeto dar certo, sem roubar nosso sossego e paz.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Moradora do Entorno

    Concordo com as suas colocações e lamento os incovenientes, sou morador também e interessado na praça e sei que procedem as suas críticas. Os moradores que estão participando deste projeto estão elaborando um folheto com as explicações essenciais para distribuição nas residências do entôrno.

    Quanto ao caso específico dos caminhões que estão circulando de madrugada sugiro que entre em contato com a Sub-Prefeitura de Pinheiros, concordo que as nossas ruas não comportam caminhões de grande porte e não deveriam circular de madrugada.

    Caso precise de mais informações peço que nos encaminhe um e-mail/telefone para contato.

    Obrigado pela sua contribuição, Miklos

    ResponderExcluir
  6. Oi Miklos o email para contato é lahierbacanta@gmail.com . Sou moradora da rua Gumercindo Fleury e posso passar as informações para os vizinhos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. ola moradora da G. Fleury;
    A Ambap, associacao dos moradores que se ocupa do projeto, devera contata-la nos proximos dias. Neste momento estamos em fase de redacao do folheto e deveremos entrar em contato com a sub-prefeitura de pinheiros para a colocacao de uma placa com uma planta do projeto e os principais pontos de interesse a serem sinalizados
    Miklos

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Miklos,
    Também sou moradora da rua Gumercindo Fleury.
    Meu interesse pela obra foi tanto que mandei uma email para a autora do projeto paisagistico pedindo para ver o desenho, ela gentilmente me mandou o projeto e as explicações. A proposta é bem legal e com certeza merece melhor divulgação.
    Minha maior preocupação é que essa praça não tem nenhuma fiscalização, a iluminação é precária o que faz dela um excelente ponto para consumo de drogas e até mesmo para cenas de sexo explicito. Por muitas vezes a policia já foi acionada, mas sempre existem novos casos. Nossa preocupação também é que nossa pequena rua que é sem saida vire estacionamento dos carros que virão aproveitar o parque, o que causaria um grande transtorno já que nossa rua não comporta nem os carros dos moradores. Espero que a prefeitura tenha pensado nos moradores do entorno da praça com bastante carinho. Agradeço sua colaboração e a oportunidade que você nos deu de debater o tema.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos que estão lendo este blog, em especial aos vizinhos do entorno da Pça. das Corujas.

    Gostaria de mencionar que há um grande número de pessoas interessadas participando no projeto nas mais diversas formas. Neste momento, estamos em uma importante etapa que é estarmos focados na fiscalização das obras para que os conceitos aplicados no projeto sejam obedecidos na sua implementação, os prazos cumpridos e tudo isto com a máxima qualidade possível dentro dos valores orçados.

    Estou plenamente de acôrdo com a necessidade de uma melhor divulgação para o projeto e lamento os poucos avanços conseguidos até o momento; desde o início dos trabalhos temos nos preocupado com esta questão e sinto que estamos perdendo uma grande oportunidade em termos mais vizinhos participando e apoiando o nosso trabalho.

    O blog foi a 1ª forma de contato que conseguimos viabilizar. Há algum tempo temos pleiteado junto à sub-prefeitura de Pinheiros a colocação de painéis informativos na praça; porém até o momento sem resultados.

    Nesta semana devo estar fechando com a Ambap a criação de um folheto a ser distribuido porta a porta no entorno, dando algumas explicações essenciais e convidando os moradores a participarem.

    Neste momento é o que consigo abordar e comunicar sobre a praça; os demais temas terão que ser abordados com um pouco mais de tempo pois envolve outros setores da cidade e da prefeitura e em algum momento serão objeto de conversas, sem dúvida.

    Forte abraço a todos, Miklos

    ResponderExcluir
  10. Moradora do entorno9/7/09 11:11 AM

    Prezado Miklos

    A reforma prossegue, estão pondo calçamento na escada de acesso à Gumercindo Fleury. Nos últimos dias tenho observado grande movimentação de terra no platô anteriormente ocupado pela quadrinha, parece que estão cavando um buraco de grandes dimensões. Por quê isso? Por favor não me diga que vingou a maligna idéia de colocar uma pista de skate aqui, isso seria uma violação do projeto original e premiado e um inferno para os moradores, que já tem que aturar muitos dissabores por causa do consumo de drogas. Ontem mesmo teve um desses incidentes de maconheiros até alta horas com o som do carro ligado bem debaixo da minha janela. Já morei em prédio com uma área usada para skate e alerto que o barulho do skate caindo seco no asfalto é uma tortura insuportável, de deixar qualquer um maluco. Pela falta de fiscalização na praça temo que com a implantação de um half-pipe eles ficariam até altas horas da noite fazendo barulho. Há alguma maneira de averiguar se o projeto foi descaracterizado? Vai haver ou não essa área de skate na praça?

    ResponderExcluir